domingo, 8 de março de 2015

Evangelho do dia comentado por Frei Dennys( João 2,13-25)

"Mas Jesus não lhes dava crédito, pois ele conhecia a todos; e não precisava do testemunho de ninguém acerca do ser humano, porque ele conhecia o homem por dentro".

O Criador me conhece e "é mais íntimo a mim do que eu mesmo", como nos diz Santo Agostinho em seu maravilhoso livro Confissões.
Sim, "Deus é mais íntimo a mim do que eu mesmo". Ele conhece as minhas realidades mais íntimas e alcança aquilo que nem mesmo eu consigo alcançar em mim. É o Infinito no finito! É o Grande no pequeno! É o Todo poderoso na frágil criatura!
Se é assim, o que posso esconder do meu Criador? Onde me esconderei se ele está em tudo? O que esconderei se ele conhece as profundezas de minha alma?
Aquele que me ama conhece as minhas intenções. Para onde irei?
No evangelho de hoje, Jesus toma uma atitude que pode parecer estranha a alguns.
Não concordando com o que faziam dentro da Casa do Senhor, ele expulsou os vendedores de bois, ovelhas e pombas usando um chicote de cordas e também derrubou as mesas dos cambistas.
Jesus os conhecia por dentro e sabia quais eram as intenções daqueles que ali estavam. Eles usufruíam das coisas de Deus, tiravam vantagens das coisas de Deus. Ao invés de se converterem a Deus de todo o coração, eles se aproveitavam das coisas do Senhor; eles ganhavam em cima das coisas do Senhor.
Jesus não pôde suportar tal desrespeito pelas coisas sagradas e respondeu com indignação: derrubou tudo e os colocou para fora do Templo com toda autoridade.
A atitude dele pode soar estranha para quem não se aprofunda no contexto e faz um julgamento superficial da situação.
Havia em Jesus um desejo imenso de cuidar das coisas de Deus, o seu Pai querido. Interessava a ele tudo o que era de Deus e ele não permitia segundas intenções.
Jesus vivia para honrar a Deus, o Pai das misericórdias, e não admitia que coisa alguma ferisse aquilo que a Deus pertence.
Os vendedores e os cambistas tinham transformado a Casa de Deus num comércio, num covil de ladrões. Jesus não podia assistir de camarote tal aberração e age com toda a indignação.
Deus não pode tolerar a nossa hipocrisia e não pode aceitar as nossas incoerências, as nossas contradições. Ele nos quer inteiros em tudo e toma posição quando percebe que há em nós segundas intenções ou vida maquiada.
Ao ver os vendedores e os cambistas no Templo, o Mestre toma uma atitude e coloca no chão aquilo que feria a dignidade do lugar santo.
Eles sabiam que o Templo não podia ser usado para proveito próprio, mas, maquiavam a realidade e conseguiam o que queriam. Eles tinham se acostumado a viver na mentira, no faz de conta.
Não podemos deixar que as inverdades cresçam em nós, pois Jesus abomina a mentira e as intenções que não são para a glória de Deus e para o bem dos outros.
Toda a indignação de Jesus foi por não suportar que alguém transformasse o certo em errado e dissesse que o errado é o certo. Jesus não gosta de maquilagem.
Os cambistas e os vendedores camuflavam o mal, tentavam esconder o ilegal. Para Deus, tal maneira de viver pede um agir dele para que o mal não cresça, não avance.
Jesus não suporta coisinhas escondidas e maqueadas; com ele o sim é sim e o não é não.
Se tudo em Jesus era assim, ele jamais permitiria que a situação no Templo continuasse do jeito que estava. Jesus estava defendendo o território de Deus.
Será que você tem defendido o território de Deus? Será que você tem protegido  o seu coração contra todas as formas de maquiagem? Será que você tem brincado com as coisas do seu Senhor? Será que você tem respeitado o que a Deus pertence? Será que você tem buscado se conhecer a cada dia para não deixar nenhuma inverdade em sua vida?
Não nos comportemos como os vendedores e cambistas, pois Deus sabe quando nos aproximamos dele para usufruir das coisas dele.
Não respeitar as coisas de Deus é algo que pede uma intervenção de Deus.
Não nos comportemos como os vendilhões e os cambistas do evangelho de Hoje. Tenhamos cuidado!
Não deixemos Jesus nos encontrar fazendo o que não devemos e nem tampouco transformando as coisas santas de Deus em coisas dos homens.
Reflitamos e tomemos uma atitude diante das máscaras que encontrarmos em nós. E se for preciso virar a mesa, viremos; e se for preciso expulsar os vendilhões de nossa vida, expulsemos. Deus nos dará forças para que ajamos da forma mais correta.
Vamos?
Sem maquiagem, certo?
Só na verdade! Sem vendedores espertos dentro de nós.
Que Deus nos ajude!

Total de visualizações de página