Folha de S.Paulo - Focados em terra, Beni e Pando votam hoje por autonomia - 01/06/2008: "São Paulo, domingo, 01 de junho de 2008
Focados em terra, Beni e Pando votam hoje por autonomia
Referendos em departamentos governados pela oposição a Evo Morales, que seguem o de Santa Cruz, devem agravar crise no país
Vitória do 'sim' daria aos governadores o poder de decidir questão agrária, o que La Paz rechaça; divisões políticas paralisam Bolívia
FABIANO MAISONNAVE
DE CARACAS
Depois de Santa Cruz, outros dois departamentos bolivianos controlados pela oposição desafiam hoje o governo de Evo Morales com referendos autonômicos, tendo como pano de fundo a disputa pelo controle da política agrária.
Assim como fizeram os cruzenhos há pouco menos de um mês, os eleitores dos departamentos amazônicos de Pando e Beni, no norte do país e fronteiriços com o Brasil, irão às urnas sem o aval da CNE (Corte Nacional Eleitoral) para aprovar uma espécie de Constituição regional que aumenta os poderes dos governos locais.
Os estatutos autonômicos são a resposta dos governadores oposicionistas à Constituição aprovada em novembro do ano passado pelas forças governistas. A Carta, que ainda precisa passar p"
Nenhum comentário:
Postar um comentário